A socialite Dayane Alcantara Couto de Andrade, mais conhecida como Day McCarthy, foi recentemente condenada a pagar uma indenização de R$ 180 mil por danos morais à família dos atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. A condenação é resultado de um caso de racismo ocorrido em 2017.
Na época, Dayane utilizou suas redes sociais para ofender Titi, filha do casal, com termos racistas. Ela referiu-se à menina como “mac***” e fez comentários depreciativos sobre seu cabelo e nariz.
O caso gerou indignação e repúdio na sociedade, levando à condenação da socialite. Esta sentença serve como um lembrete do compromisso do Brasil com a luta contra o racismo e a importância de responsabilizar aqueles que propagam o ódio e a discriminação.
O valor ainda passará por correção monetária e será acrescido de juros de 1% ao mês, a contar da data do delito. De acordo com os advogados dos atores, a indenização devida vai superar os R$ 500 mil.
Atualmente Day McCarthy mora nos Estados Unidos e não foi localizada pela Justiça. Ela foi citada por edital e não apresentou contestação. O juiz ainda lembrou que ela confessou o crime em entrevista para Roberto Cabrini, do SBT, em 17 de dezembro de 2017. As informações são do jornal O Globo.